Local da Instalação



Primeiramente, como toda boa instalação de um ar condicionado split, você precisa definir quais ambientes ficarão as unidades evaporadora e condensadora. A escolha dos locais aonde vão ficar as unidades influenciam tanto do funcionamento do equipamento, quanto no bem estar do ususário. Então, vamos lá:
Provavelmente, o cliente já tem em mente em qual ambiente ele quer colocar a unidade evaporadora. Entretanto, o que ele não sabe é qual parede será melhor opção para instalação. Isso é o papel de todo bom técnico de ar condicionado. Explico porque:

  • Você tem que respeitar as distâncias mínimas de instalação da unidade, em relação ao teto e as paredes ao lado da máquina
  • Você tem que verificar se a máquina está instalada acima de algum tipo de equipamento eletrônico (pois no caso de algum problema futuro no dreno, o que não é improvável de acontecer, pode danificar ou queimar o eletrônico).
  • Você tem que verificar qual é a melhor parede para saída do dreno (explico com mais detalhes depois).
  • Qual local vai fazer com que a tubulação seja mais curta (não somente pela economia, como pela perda de carga).
  • Se o ar frio vai soprar na cabeça das pessoas que estão no recinto, seja num quarto ou numa sala.
local-instalacao-errado-ar-condicionado-na-sala

Errado – Evaporadora Acima da Televisão

Esse último é um dos grandes erros que muitos instaladores iniciantes cometem, apesar de saberem como instalar um ar condicionado. Com o vento gelado na região da cabeça, o usuário do condicionador de ar pode ter crises de sinusite, às vezes até agravando o caso, e bastante, para uma sinusite crônica. Esse assunto é sério, portanto, não cometa o erro de instalar o ar condicionado split com o ar direcionado dessa maneira.

Prefira sempre instalar o equipamento acima da cabeceira da cama, no caso de um quarto, ou para um lugar de circulação de um ambiente, no caso de uma sala. Veja os exemplos abaixo:

local-instalacao-correto-ar-condicionado-na-sala

Correto – Evaporadora apontando para o centro da sala

Escolha do local da Unidade Condensadora

 Tal como na unidade evaporadora, deve-se tomar algumas precauções de onde colocar a unidade condensadora.

  • Evitar posicionar a máquina de frente para o vento de maresia (regiões de praia).
  • Não instalar dentro de ambientes fechados, tais como forros, telhados e etc. Lugar de condensadora é na rua, com bastante circulação de vento (não se esqueça que o ar condicionado ele retira o calor de um ambiente e envia para outro, ou seja, rouba calor do ambiente onde está a evaporadora e joga no ambiente em que se encontra a condensadora). Se a troca térmica não acontecer, irá incorrer em diversos problemas no equipamento.
Condensadora exposta à maresia

Condensadora exposta à maresia

Por favor, não faça isso!

Por favor, não faça isso!

No caso de instalação de mais máquina, respeite a configuração de posicionamento abaixo:

Configuracao-das-condensadoras

Bom, passsa essa regra geral, agora vamos propriamente à instalação da máquina.


Instalação da Unidade Evaporadora >>